Last Ranker - PSP - Review

Todo o bom jogador hardcore japonês já sabia do lançamento de Last Ranker antes mesmo de seu lançamento no mês passado no Japão. Esse jogo foi promovido em uma forma jogável por pelo menos um ano, criando uma grande expectativa entre fãs do gênero RPG e conseguir colocar as mãos no jogo no dia de seu lançamento nas terras do Sol nascente foi muito complicado para aqueles que não fizeram uma compra em Pre-Order (compra antecipada). E para a grande maioria dos games ocidentais, Last Ranker é um pequeno ponto num radar lotado de bons games, mas ainda sim é um bom game. Após observar a versão japonesa que, como mencionado anteriormente, já está disponível, é possível perceber que Last Ranker foi feito para um público-alvo: Jovens e adolescentes japoneses. Esses por sua vez são também fãs da série Monster Hunter, uma famosa série de sucesso no Japão. Se você também faz parte do grupo que é fã de Monster Hunter, tenha certeza que você vai gostar desse game.
Last Ranker apela para seu público-alvo começando numa pequena vila onde o protagonista, Zig, decide partir para se transformar num Ranker, um tipo de guerreiro que é “rankeado” por outros Rankers. Seu amigo, Faz, tenta detê-lo o desafiando para uma luta (essa luta por sua vez servirá como tutorial para que você aprenda a jogar, ensinado os básicos do game).






A barra de SP de Zig carrega automaticamente na batalha. Tudo o que você faz consome SP. Utilizando o botão Quadrado, você desfere um ataque básico, mas esse ataque pode formar um combo com caso você aperte Quadrado mais algumas vezes ou com uma arma mais leve na outra mão do personagem (que é utilizada apertando Círculo). O botão X servirá para defesa e com essa, Zig poderá bloquear quando for necessário, mas ao absolver um ataque você também gasta SP. O botão R abre um menu que lista as habilidades especiais como cura ou ataque mais poderosos. Nas batalhas onde Zig enfrenta vários inimigos ao mesmo tempo, você poderá escolher seu alvo utilizando o direcional.
Quando não está em batalha, Zig poderá explorar o mundo ao seu redor, aceitando buscas e missões para aumentar seus status de Ranker (que sempre estará à mostra no canto superior esquerdo da tela), como também poderá encontrar inimigos aleatórios em seu caminho. E na medida em que você vai progredindo no jogo, o game mostrará algumas cutscenes mostrando um misterioso conselho ou então mostrando Zig conversando com um Ranker rival.





O jogo não chega a mudar muito no seu desenrolar, entretanto você verá uma boa quantidade de tutoriais, aproximadamente a cada hora de jogo, pois novas habilidades vão se acumulando. No fundo, no fundo, esse game tem uma aproximação semelhante a de Final Fantasy XIII, onde você verá sempre introduções à novas mecânicas pelo desenrolar do jogo, ao invés de receber toda a informação de como jogar de uma só vez. Infelizmente, o ritmo de Last Ranker é um pouco lento, exigindo que você tenha um pouco de paciência para evoluir.
O lançamento ocidental ainda não foi confirmado, mas a Capcom costuma a lançar esse tipo de título no ocidente após algum tempo, normalmente depois de atingir seu público-alvo no Japão, o que alimenta a esperança de que não deverá demorar muito para que nós possamos por as mãos em Last Ranker nessas bandas do mundo. Agora, se você não gosta de JRPGs, melhor passar longe desse aqui.

Plataforma: PSP
Data de Lançamento: A ser anunciado
Distribuída por: Capcom
Desenvolvida por: Image Epoch
Gênero: RPG
ESRB Rating (censura): Pendente
Expectativa: 7.5 / 10.0

Fonte de vídeo: YouTube
Redator: Jeancarlos Silva Mota

0 comentários: